dominó

Dominó: um clássico que nunca sai de moda

Dominó é um jogo formado por 28 peças retangulares divididas ao meio, tendo cada parte marcada com pontos ou figuras. Pode ser jogado por duas a quatro pessoas, que recebem o mesmo número de peças. Para começar um jogador lança a primeira peça que vai iniciar a linha do jogo, após esse movimento cada jogador vai colocando uma peça correspondente ao mesmo número de pontos ou da figura da última peça colocada.

Esse é um daqueles jogos clássicos, que nunca deixam de ser uma ótima pedida para a diversão das crianças. A menção mais antiga ao jogo foi encontrada na China no século XIII e o manual mais antigo conhecido sobre o dominó foi escrito no século XIV, também na China.

Dominó e o desenvolvimento do raciocínio lógico

Esse é um jogo que instiga a curiosidade, e ajuda no desenvolvimento lógico das crianças. É uma atividade que necessita de estratégia e atenção, e além disso, também é um ótimo aliado no desenvolvimento aritmético, quando o modelo de jogo utilizado for de pontos e números.

Para as escolhas mais lúdicas, o dominó com desenhos também desenvolve outras habilidades da criança. Aqui n’a casinha, por exemplo, temos dominós com desenho de bichos da fazenda, de animais brasileiros em extinção e também animais do bosque, com eles os pequenos descobrem novos animais e aumentam também seu vocabulário.

Sociabilidade e brincar livre

Por ser um jogo feito para mais de uma pessoa, o dominó também ajuda na socialização das crianças, permitindo momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas entre elas.

Mesmo que seja um jogo baseado em regras, com o dominó as crianças também podem explorar o brincar livre, fazendo circuitos, desenhando imagens, empilhando as peças, enfim, são inúmeras opções para garantir a diversão.

Confira esse e outros brinquedos clássicos no site d’A Casinha


Publicado

em

por