aprendizado-das-cores

Brinquedos e livros que ajudam no aprendizado das cores

O processo de aprendizado das cores é algo simples e natural para as crianças na primeira infância. A partir dos 4 meses de vida a criança já consegue distinguir as cores, e o aprendizado dos seus nomes se estende até uns 3, 4 anos de idade.

Para que as crianças entendam que o verde é verde e o azul é azul, elas precisam de estímulos diversos, pois a fixação dos nomes só ocorre com repetição, exemplos e exercícios. O aprendizado das cores é um processo de memorização, e por isso precisa de muita prática.

Quando somos crianças, apesar de enxergarmos as cores, nós não as reconhecemos de primeira, por isso a importância de colocar os pequenos em contato com as cores em diferentes momentos, com diferentes objetos, citando os nomes das cores a todo momento.

O aprendizado das cores

É a partir dos 3 meses de vida que nós descobrimos que o mundo é colorido, nossa visão deixa de ser embaçada e começamos a ver as coisas como elas de fato são, e nessa fase o olhar tende a se fixar em objetos que têm cores primárias: verde, vermelho, amarelo e azul.

Com um ano e meio as crianças já conseguem começar a diferenciar a grande quantidade de cores diferentes que existem no mundo, e com dois anos já começam a nomeá-las.

O brincar com as cores

Brincar com as cores ajuda no desenvolvimento psicomotor das crianças, e mais importante do que simplesmente decorar os nomes, é com a brincadeira que conseguimos apoiar o desenvolvimento completo dos pequenos.

Com as brincadeiras as crianças se relacionam com o mundo a sua volta, desenvolvem sua coordenação motora e também habilidades cognitivas, assimilando conceitos, ideias e até mesmo sua própria identidade.

O lúdico é uma ferramenta importante na hora da aprendizagem das cores, tornando o processo mais divertido. Existem diversos tipos de brincadeiras, brinquedos e livros que ajudam nessa fase e estimulam esse aprendizado. 

Separamos 5 produtos para ajudar no aprendizado das cores das crianças

Conhecendo as cores

Um conjunto de quebra cabeça para ajudar no aprendizado das cores. São seis modelos diferentes com figuras coloridas e atrativas para as crianças aprenderem as cores. Estimula o raciocínio lógico, a coordenação motora, associação de ideias, atenção e concentração.

Pequeno jogo das grandes coisas

O Pequeno Jogo das Grandes Coisas vai proporcionar momentos incríveis através das “grandes coisas” que fazem parte do desenvolvimento infantil: vivenciar emoções, reconhecer cores, cantar, imitar animais e muito mais. São 48 cartas com lindas ilustrações, divididas em seis categorias. A cada jogada, múltiplas possibilidades de aprendizado.

Livro jogar e aprender – Cores

O coração e a maçã são vermelhos, mas o tomate também, aprender pode ser muito divertido. As cores brilhantes e o design simples deste livro chamarão a atenção de todas as crianças. Um livro com ilustrações engraçadas e uma página dupla no final para praticar. Azul, vermelho, verde, amarelo… 

Meu livro das cores

Meu livro das Cores, faz parte da Coleção Pequenos Curiosos. Um livro interativo e lúdico para estimular os pequenos a descobrirem as cores com imagens divertidas e fáceis de brincar. Páginas coloridas e com cenários que se movimentam vão encantar as crianças ao interagirem com o livro. Faça girar as rodas ou deslize as imagens para descobrir as respostas, uma coleção de livros para pequenos exploradores e pequenos descobridores.

Encontre a sua cor  

O jogo encontre sua cor  tem o objetivo de desenvolver a percepção visual e a coordenação motora das crianças além do desenvolvimento cognitivo perceptivo visual e estímulo cerebral.Possui 4 tabuleiros e 35 peças para serem sincronizadas com as respectivas cores do tabuleiro.

Além de todas essas opções é sempre importante entregar às crianças lápis de cor e papel para que elas trabalhem sua criatividade, noção espacial e coordenação motora, além de ajudar na memorização das cores.

Conheça todas as opções de livros e brinquedo para ajudar no aprendizado das cores que temos no site da Casinha.


Publicado

em

,

por